{"id":19236,"date":"2024-11-19T09:10:47","date_gmt":"2024-11-19T12:10:47","guid":{"rendered":"https:\/\/calabriabr.com.br\/?p=19236"},"modified":"2024-11-19T09:10:47","modified_gmt":"2024-11-19T12:10:47","slug":"primeira-turma-afasta-ir-na-fonte-sobre-simples-transferencia-de-cotas-de-fundo-de-investimento-a-herdeiros-superior-tribunal-de-justica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/primeira-turma-afasta-ir-na-fonte-sobre-simples-transferencia-de-cotas-de-fundo-de-investimento-a-herdeiros-superior-tribunal-de-justica\/","title":{"rendered":"Primeira Turma afasta IR na fonte sobre simples transfer\u00eancia de cotas de fundo de investimento a herdeiros (Superior Tribunal de Justi\u00e7a)."},"content":{"rendered":"<div id=\"corpoDaNoticiaBox\" class=\"conteudo_texto\">\n<div id=\"ctl00_PlaceHolderMain_ctl06__ControlWrapper_RichHtmlField\" class=\"ms-rtestate-field\" aria-labelledby=\"ctl00_PlaceHolderMain_ctl06_label\">\n<p style=\"text-align: justify;\">\u200bA Primeira Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ), por unanimidade, decidiu que n\u00e3o incide Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre a transfer\u00eancia de fundo de investimento por sucess\u00e3o\u00a0<em>causa mortis<\/em>, quando os herdeiros, sem pedir resgate, apenas requerem a transmiss\u00e3o das cotas, dispostos a continuar o relacionamento com a administradora e optando pela manuten\u00e7\u00e3o dos valores apresentados na \u00faltima declara\u00e7\u00e3o de IR do falecido.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">Dois irm\u00e3os impetraram\u00a0<span class=\"termo-glossario\" data-match=\"mandado de seguran\u00e7a\" data-termo=\"Mandado de Seguran\u00e7a\" data-significado=\"A\u00e7\u00e3o prevista constitucionalmente para proteger direito l\u00edquido e certo, n\u00e3o amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o respons\u00e1vel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade p\u00fablica ou agente de pessoa jur\u00eddica no exerc\u00edcio de atribui\u00e7\u00f5es do poder p\u00fablico.\">mandado de seguran\u00e7a<\/span>\u00a0preventivo para impedir a cobran\u00e7a do IRRF sobre a transfer\u00eancia de cotas de fundo de investimento que herdaram do pai. Com a abertura do invent\u00e1rio, eles pediram a transfer\u00eancia das cotas com base no valor constante na \u00faltima declara\u00e7\u00e3o do IR apresentada pelo falecido. O banco informou que haveria a incid\u00eancia do imposto na fonte, o que motivou a a\u00e7\u00e3o judicial.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">O Tribunal Regional Federal da 3\u00aa Regi\u00e3o (TRF3) entendeu que, embora a sucess\u00e3o\u00a0<em>causa mortis<\/em>\u00a0n\u00e3o implique o resgate das cotas, a transfer\u00eancia de titularidade para os herdeiros autorizaria a tributa\u00e7\u00e3o na fonte, pois resultaria em altera\u00e7\u00e3o escritural.<\/p>\n<h2 style=\"text-align: justify;\">Tributo s\u00f3 incide na transfer\u00eancia por valor de mercado e se houver ganho<\/h2>\n<p style=\"text-align: justify;\">O relator do recurso no STJ, ministro Gurgel de Faria, observou que o\u00a0<a href=\"https:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/LEIS\/L9532.htm#art23\">artigo 23 da Lei 9.532\/1997<\/a>\u00a0estipula duas op\u00e7\u00f5es para avaliar bens e direitos transferidos nas hip\u00f3teses de heran\u00e7a, legado ou doa\u00e7\u00e3o em adiantamento da leg\u00edtima: pelo valor de mercado ou pelo valor constante na \u00faltima declara\u00e7\u00e3o de IR do falecido ou doador.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">Contudo, Gurgel de Faria apontou que n\u00e3o h\u00e1 fato gerador\u00a0do imposto se as cotas est\u00e3o sendo transferidas aos herdeiros diretamente, em raz\u00e3o da morte do titular, e avaliadas conforme a \u00faltima declara\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o por valor de mercado.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">O ministro tamb\u00e9m destacou que n\u00e3o pode ser aplicado ao caso o disposto no\u00a0<a href=\"https:\/\/www.planalto.gov.br\/CCIVIL_03\/LEIS\/L8981.htm#art65\">artigo 65 da Lei 8.981\/1995<\/a>, que trata da incid\u00eancia do IRRF sobre o rendimento produzido por aplica\u00e7\u00e3o financeira de renda fixa, e que prev\u00ea, em seu par\u00e1grafo 2\u00ba, que a aliena\u00e7\u00e3o compreende qualquer forma de transmiss\u00e3o da propriedade, bem como a liquida\u00e7\u00e3o, o resgate, a cess\u00e3o ou a repactua\u00e7\u00e3o do t\u00edtulo ou da aplica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">&#8220;Al\u00e9m de se referir a fundo de renda fixa, e n\u00e3o de investimento, a aliena\u00e7\u00e3o, como ato de vontade, n\u00e3o abrange a transfer\u00eancia\u00a0<em>causa mortis<\/em>. Assim, n\u00e3o h\u00e1 norma legal\u00a0<em><span class=\"termo-glossario\" data-match=\"stricto sensu\" data-termo=\"Stricto sensu\" data-significado=\"Express\u00e3o latina que significa em sentido estrito.\">stricto sensu<\/span><\/em>\u00a0a determinar a incid\u00eancia de IRRF sobre a mera transfer\u00eancia de cotas de fundos de investimento \u2013 de qualquer modalidade \u2013 decorrente de sucess\u00e3o\u00a0<em>causa mortis<\/em>, quando os herdeiros optam pela observ\u00e2ncia do valor constante na \u00faltima declara\u00e7\u00e3o de bens do<em>\u00a0de cujus<\/em>. Somente incide o tributo se a transfer\u00eancia for realizada por valor de mercado e houver diferen\u00e7a positiva relativamente ao valor de aquisi\u00e7\u00e3o&#8221;, disse.<\/p>\n<h2 style=\"text-align: justify;\">Receita Federal n\u00e3o pode exigir tributo sem previs\u00e3o legal<\/h2>\n<p style=\"text-align: justify;\">O relator comentou que n\u00e3o cabe \u00e0 Receita Federal determinar a tributa\u00e7\u00e3o pelo IRRF em situa\u00e7\u00e3o diversa da prevista em lei, quando n\u00e3o h\u00e1 ganho de capital. Segundo ele, n\u00e3o se pode presumir antecipa\u00e7\u00e3o de liquida\u00e7\u00e3o ou resgate pela transfer\u00eancia leg\u00edtima de cotas aos herdeiros quando, na verdade, ocorre mera atualiza\u00e7\u00e3o cadastral das cotas perante a administradora.<\/p>\n<p style=\"text-align: justify;\">Gurgel de Faria ressaltou que, em conformidade com o princ\u00edpio da legalidade em mat\u00e9ria tribut\u00e1ria (<a href=\"https:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/constituicao\/constituicao.htm#art150\">artigo 150, inciso I, da Constitui\u00e7\u00e3o<\/a>), a autoridade administrativa somente pode exigir o tributo quando h\u00e1 precisa adequa\u00e7\u00e3o entre o fato e a hip\u00f3tese legal de incid\u00eancia, ou seja, quando ocorre sua descri\u00e7\u00e3o t\u00edpica.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<div style=\"text-align: justify;\">\n<div id=\"pstj_elContProcessosRelacionados\" class=\"obj_texto_label_processos\"><span class=\"texto\">Esta not\u00edcia refere-se ao(s)\u00a0<span class=\"destaque\">processo(s):<\/span><\/span><span id=\"pstj_elContItensProcessosRelacionados\" class=\"obj_textos_rel_processos\"><a class=\"\" href=\"https:\/\/ww2.stj.jus.br\/processo\/pesquisa\/?aplicacao=processos.ea&amp;tipoPesquisa=tipoPesquisaGenerica&amp;termo=REsp%201968695\" target=\"janela_processos\">REsp 1968695<\/a><\/span><\/div>\n<\/div>\n<p style=\"text-align: justify;\">\n<p style=\"text-align: justify;\">Fonte &#8211; Superior Tribunal de Justi\u00e7a<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>\u200bA Primeira Turma do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ), por unanimidade, decidiu que n\u00e3o incide Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre a transfer\u00eancia de fundo de investimento por sucess\u00e3o\u00a0causa mortis, quando os herdeiros, sem pedir resgate, apenas requerem a transmiss\u00e3o das cotas, dispostos a continuar o relacionamento com a administradora e optando pela [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":15863,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"footnotes":""},"categories":[26],"tags":[],"class_list":["post-19236","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-tributario"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19236","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=19236"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19236\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":19238,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19236\/revisions\/19238"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/15863"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=19236"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=19236"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=19236"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}