{"id":12386,"date":"2023-06-13T06:10:23","date_gmt":"2023-06-13T09:10:23","guid":{"rendered":"https:\/\/www.calabriabr.com.br\/?p=12386"},"modified":"2023-06-13T06:10:23","modified_gmt":"2023-06-13T09:10:23","slug":"publicado-acordao-de-repetitivo-sobre-inclusao-de-beneficios-do-icms-na-base-de-calculo-do-irpj-e-da-csll-superior-tribunal-de-justica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/publicado-acordao-de-repetitivo-sobre-inclusao-de-beneficios-do-icms-na-base-de-calculo-do-irpj-e-da-csll-superior-tribunal-de-justica\/","title":{"rendered":"Publicado ac\u00f3rd\u00e3o de repetitivo sobre inclus\u00e3o de benef\u00edcios do ICMS na base de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL (Superior Tribunal de Justi\u00e7a)."},"content":{"rendered":"<div id=\"corpoDaNoticiaBox\" class=\"conteudo_texto\">\n<div id=\"ctl00_PlaceHolderMain_ctl05__ControlWrapper_RichHtmlField\" class=\"ms-rtestate-field\" aria-labelledby=\"ctl00_PlaceHolderMain_ctl05_label\">\n<p>Foram publicados os\u00a0<span class=\"termo-glossario\" data-match=\"ac\u00f3rd\u00e3os\" data-termo=\"Ac\u00f3rd\u00e3os\" data-significado=\"Ac\u00f3rd\u00e3o \u00e9 a decis\u00e3o do \u00f3rg\u00e3o colegiado de um tribunal. No caso do STJ, pode ser das turmas, se\u00e7\u00f5es ou da Corte Especial.\">ac\u00f3rd\u00e3os<\/span>\u00a0dos\u00a0<span class=\"termo-glossario\" data-match=\"recursos repetitivos\" data-termo=\"Recursos repetitivos\" data-significado=\"Recurso repetitivo \u00e9 um recurso escolhido para ser julgado como representativo de uma quest\u00e3o jur\u00eddica presente em muitos outros processos, para que a tese fixada pelo tribunal seja aplicada na solu\u00e7\u00e3o dos casos semelhantes em todo o pa\u00eds.\">recursos repetitivos<\/span>\u00a0do\u00a0<a href=\"https:\/\/processo.stj.jus.br\/repetitivos\/temas_repetitivos\/pesquisa.jsp?novaConsulta=true&amp;tipo_pesquisa=T&amp;cod_tema_inicial=1182&amp;cod_tema_final=1182\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>Tema 1.182<\/strong><\/a>, no qual a Primeira Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) definiu \u00a0n\u00e3o ser poss\u00edvel excluir os benef\u00edcios fiscais relacionados ao Imposto sobre Circula\u00e7\u00e3o de Mercadorias e Servi\u00e7os (ICMS) \u2013 redu\u00e7\u00e3o de base de c\u00e1lculo, diminui\u00e7\u00e3o de al\u00edquota, isen\u00e7\u00e3o, diferimento e outros \u2013 da base de c\u00e1lculo do Imposto de Renda das Pessoas Jur\u00eddicas (IRPJ) e da Contribui\u00e7\u00e3o Social sobre o Lucro L\u00edquido (CSLL), salvo quando atendidos os requisitos previstos no\u00a0<a href=\"https:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/leis\/lcp\/lcp160.htm#art10\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>artigo 10 da Lei Complementar 160\/2017<\/strong><\/a>\u00a0e no\u00a0<a href=\"https:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/_ato2011-2014\/2014\/Lei\/L12973.htm#art30\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>artigo 30 da Lei 12.973\/2014<\/strong><\/a>.<\/p>\n<p>No julgamento, a se\u00e7\u00e3o estabeleceu tr\u00eas teses principais:<\/p>\n<p>1) \u00c9 imposs\u00edvel excluir os benef\u00edcios fiscais relacionados ao ICMS \u2013 tais como redu\u00e7\u00e3o de base de c\u00e1lculo, redu\u00e7\u00e3o de al\u00edquota, isen\u00e7\u00e3o, diferimento, entre outros \u2013 da base de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL, salvo quando atendidos os requisitos previstos em lei (artigo 10 da Lei Complementar 160\/2017 e artigo 30 da Lei 12.973\/2014), n\u00e3o se lhes aplicando o entendimento firmado no\u00a0<span class=\"termo-glossario\" data-match=\"eresp\" data-termo=\"EREsp\" data-significado=\"Embargos de diverg\u00eancia s\u00e3o um recurso contra decis\u00e3o de \u00f3rg\u00e3o fracion\u00e1rio que divergiu do entendimento de outro \u00f3rg\u00e3o fracion\u00e1rio do mesmo tribunal. No STJ, as siglas s\u00e3o EREsp (embargos de diverg\u00eancia em recurso especial) e EAREsp (embargos de diverg\u00eancia em agravo em recurso especial). \">EREsp<\/span>\u00a01.517.492, que excluiu o cr\u00e9dito presumido de ICMS das bases de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL.<\/p>\n<p>2) Para a exclus\u00e3o dos benef\u00edcios fiscais relacionados ao ICMS \u2013 tais como redu\u00e7\u00e3o de base de c\u00e1lculo, redu\u00e7\u00e3o de al\u00edquota, isen\u00e7\u00e3o, diferimento, entre outros \u2013 da base de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL, n\u00e3o deve ser exigida a demonstra\u00e7\u00e3o de concess\u00e3o como est\u00edmulo \u00e0 implanta\u00e7\u00e3o ou expans\u00e3o de empreendimentos econ\u00f4micos.<\/p>\n<p>3) Considerando que a Lei Complementar 160\/2017 incluiu os par\u00e1grafos 4\u00ba e 5\u00ba no artigo 30 da Lei 12.973\/2014 sem, entretanto, revogar o disposto no seu par\u00e1grafo 2\u00ba, a dispensa de comprova\u00e7\u00e3o pr\u00e9via, pela empresa, de que a subven\u00e7\u00e3o fiscal foi concedida como medida de est\u00edmulo \u00e0 implanta\u00e7\u00e3o ou \u00e0 expans\u00e3o do empreendimento econ\u00f4mico n\u00e3o obsta a Receita Federal de proceder ao lan\u00e7amento do IRPJ e da CSLL se, em procedimento fiscalizat\u00f3rio, for verificado que os valores oriundos do benef\u00edcio fiscal foram utilizados para finalidade estranha \u00e0 garantia da viabilidade do empreendimento econ\u00f4mico.<\/p>\n<p>Com as teses fixadas, a se\u00e7\u00e3o pacificou controv\u00e9rsia existente entre a Primeira Turma \u2013 segundo a qual era extens\u00edvel aos demais benef\u00edcios de ICMS a tese estabelecida no\u00a0<a href=\"https:\/\/processo.stj.jus.br\/processo\/revista\/documento\/mediado\/?componente=ITA&amp;sequencial=1619548&amp;num_registro=201500416737&amp;data=20180201&amp;formato=PDF\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>EREsp\u00a01.517.492<\/strong><\/a>\u00a0\u2013 e a Segunda Turma \u2013 para a qual n\u00e3o poderia haver a exclus\u00e3o irrestrita dos benef\u00edcios de ICMS das bases de c\u00e1lculo do IRPJ e da CSLL.<\/p>\n<p>Leia os\u00a0<span class=\"termo-intermed\" data-match=\"ac\u00f3rd\u00e3os\">ac\u00f3rd\u00e3os<\/span>\u00a0no\u00a0<a href=\"https:\/\/processo.stj.jus.br\/processo\/julgamento\/eletronico\/documento\/mediado\/?documento_tipo=integra&amp;documento_sequencial=188970584&amp;registro_numero=202101909931&amp;peticao_numero=&amp;publicacao_data=20230612&amp;formato=PDF\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>REsp 1.945.110<\/strong><\/a><strong>\u00a0<\/strong>e no<strong>\u00a0<\/strong><a href=\"https:\/\/processo.stj.jus.br\/processo\/julgamento\/eletronico\/documento\/mediado\/?documento_tipo=integra&amp;documento_sequencial=188970592&amp;registro_numero=202200488090&amp;peticao_numero=&amp;publicacao_data=20230612&amp;formato=PDF\" target=\"_blank\" rel=\"noopener noreferrer\"><strong>REsp 1.987.158<\/strong><\/a>.<\/p>\n<\/div>\n<div id=\"destaquesBox\" class=\"bloco_destaques_do_dia\"><\/div>\n<\/div>\n<div class=\"obj_texto_autor\"><\/div>\n<div id=\"pstj_elContProcessosRelacionados\" class=\"obj_texto_label_processos\"><span class=\"texto\">Esta not\u00edcia refere-se ao(s)\u00a0<span class=\"destaque\">processo(s):<\/span><\/span><span id=\"pstj_elContItensProcessosRelacionados\" class=\"obj_textos_rel_processos\"><a class=\"\" href=\"https:\/\/ww2.stj.jus.br\/processo\/pesquisa\/?aplicacao=processos.ea&amp;tipoPesquisa=tipoPesquisaGenerica&amp;termo=REsp%201945110\" target=\"janela_processos\" rel=\"noopener noreferrer\">REsp 1945110<\/a><a class=\"\" href=\"https:\/\/ww2.stj.jus.br\/processo\/pesquisa\/?aplicacao=processos.ea&amp;tipoPesquisa=tipoPesquisaGenerica&amp;termo=REsp%201987158\" target=\"janela_processos\" rel=\"noopener noreferrer\">REsp 1987158<\/a><\/span><\/div>\n<p>&nbsp;<\/p>\n<p>Fonte &#8211; Superior Tribunal de Justi\u00e7a<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Foram publicados os\u00a0ac\u00f3rd\u00e3os\u00a0dos\u00a0recursos repetitivos\u00a0do\u00a0Tema 1.182, no qual a Primeira Se\u00e7\u00e3o do Superior Tribunal de Justi\u00e7a (STJ) definiu \u00a0n\u00e3o ser poss\u00edvel excluir os benef\u00edcios fiscais relacionados ao Imposto sobre Circula\u00e7\u00e3o de Mercadorias e Servi\u00e7os (ICMS) \u2013 redu\u00e7\u00e3o de base de c\u00e1lculo, diminui\u00e7\u00e3o de al\u00edquota, isen\u00e7\u00e3o, diferimento e outros \u2013 da base de c\u00e1lculo do Imposto de [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_monsterinsights_skip_tracking":false,"footnotes":""},"categories":[26],"tags":[],"class_list":["post-12386","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-tributario"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12386","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12386"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12386\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12386"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12386"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/calabriabr.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12386"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}